Sancionado no início de junho, programa disponibiliza recursos para a retomada dos negócios de micro e pequeno porte
Bastante aguardada pelos empresários brasileiros, a nova rodada do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi confirmada pelo governo federal no dia 2 de junho.
O programa mantém o objetivo de apoiar os pequenos negócios impactados pela pandemia e reinicia com algumas novidades – a partir deste ano, torna-se uma linha permanente de crédito.
Em 2020, o programa apoiou 48.453 empresas paranaenses, disponibilizando R$ 3,38 bilhões em linhas de crédito somente no estado. A iniciativa foi considerada bem-sucedida, com os recursos esgotados em menos de um mês.
Novidades do Pronampe em 2021
Além de se tornar uma linha permanente de crédito, que vai disponibilizar recursos todos os anos, o Pronampe ampliou o prazo de pagamento.
Os empréstimos poderão ser pagos em até 48 meses, inclusive para quem já contratou recursos do Pronampe no ano passado – basta procurar a instituição financeira para fazer a renegociação, caso seja necessário.
O prazo foi ampliado, mas com mudança na taxa de juros, que agora é o valor da Selic + 6%.
Os juros anuais ficam em 9%. “Hoje essa taxa fica em 0,78% ao mês, lembrando que a Selic tende a aumentar até o fim do ano.
Sobre os valores disponibilizados para o programa neste ano, o governo federal colocará R$ 5 bilhões como garantia.
Como participar do Pronampe?
O Sistema Fiep tem uma equipe à disposição dos empresários que buscam recursos do programa.
No Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), os especialistas dão todas as orientações necessárias, fazem simulações e indicam as linhas mais adequadas para cada caso.
Fonte: G1 – Globo