Quer mudar seu MEI para ME? A gente explica como!

Quer Mudar Seu Mei Para Me Blog - Franco Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Migrar MEI para ME pode ser uma decisão voluntária ou obrigatória e está ligada diretamente ao limite de faturamento da sua empresa!

O MEI pode ser alterado para ME por opção do empresário (com efeito a partir do mês seguinte) ou por comunicação obrigatória.

Essa, por sua vez, é pelo empreendedor ter ultrapassado o limite anual, devendo solicitar a  alteração até o último dia do mês posterior ao ocorrido.

Procurando entender se vale a pena migrar de MEI para ME? Acompanhe nosso artigo para saber mais!

Leia também:

Como mudar de MEI para ME?

Se o  MEI já prevê que o faturamento será acima do previsto, é possível efetuar a baixa no MEI no portal do empreendedor e efetuar a abertura de uma ME.

Após efetuar a baixa do CNPJ, a empresa receberá o Certificado de Baixa do MEI, sendo assim já poderá solicitar a abertura da ME.

Etapas para abertura de uma ME:

Devem seguir as quatro etapas do processo de abertura:

  • Registro na Junta Comercial Estadual: órgão que regula as atividades referentes às Sociedades Empresárias.
  • Obtenção do CNPJ: através do site da Receita Federal pela internet.
  • Inscrição Municipal: documento que autorizará o funcionamento e a emissão de notas fiscais, em vários municípios ela é gerada após o registro na Junta Comercial.
  • Inscrição Estadual: para algumas atividades é obrigatória.

Migrar de MEI para ME: saiba como 

  1. Recolhimento do DAS: a primeira etapa é o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI), até o final do ano corrente.

Caso necessário, um pagamento de DAS complementar, referente ao valor que extrapolou o teto estabelecido. Contudo o valor dependerá do faturamento efetuado pela empresa.

  1. O pedido de desenquadramento do MEI: depois do recolhimento do DAS, a segunda etapa é  o descredenciamento do MEI  efetuado no  site do Simples Nacional. 

E caso não existam pendências, sua organização será retirada do SIMEI, dessa forma o sistema de recolhimento dos tributos mensais referentes ao Microempreendedor Individual não terá seu cadastro.

Contudo, no caso de comunicação obrigatória, esse descredenciamento se faz de forma automática pelo sistema e o MEI recebe apenas uma notificação.

  1. Alteração na Junta Comercial: para registrar-se como ME, também é necessário comparecer à Junta Comercial do seu Estado.

Para migrar de MEI para ME, e formalizar a sua ME, devem-se apresentar os documentos:

  • Comunicar o desenquadramento do Simei, no site do Simples Nacional;
  • Formulário de Desenquadramento seguindo o modelo de cada estado;
  • Requerimento da empresa  direcionada ao presidente da Junta Comercial, que irá o desenquadrar a sua empresa.
  1. Alteração dos dados do seu empreendimento: após seu registro como microempresa estar efetuado, é necessário alterar os dados cadastrais do MEI para ME diante da Junta Comercial. 

Conte com o auxílio da Franco Contabilidade

Percebemos que para Migrar de MEI para ME existem duas maneiras distintas de ser efetuado:

Primeiro, se sua empresa possui sinais de que vai extrapolar o limite de faturamento, pode dar baixa no MEI e abrir uma nova ME.

Segundo, pode ser feito o desenquadramento como MEI e a sua alteração para ME por meio do pagamento da DAS e alteração na Junta Comercial.

Para ajudar sua empresa a organizar as finanças e fazer a devida prestação de contas e entrega das informações obrigatórias anuais, conte com os serviços de nossos profissionais contábeis.

Seja qual for a sua situação, não deixe de entrar em contato conosco, conheça os nossos serviços e saiba como nós podemos te auxiliar nessa e em demais tarefas para o sucesso da sua empresa.

CLIQUE AQUI E FAÇA A MUDANÇA DO SEU MEI PARA ME COM SEGURANÇA E EFETIVIDADE!

5/5 - (1 voto)
Summary
Quer mudar seu MEI para ME? A gente explica como!
Article Name
Quer mudar seu MEI para ME? A gente explica como!
Description
Migrar MEI para ME pode ser uma decisão voluntária ou obrigatória e está ligada diretamente ao limite de faturamento da sua empresa!
Author
Publisher Name
Franco Contábil
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Layouts Blog Franco (1) - Franco Contabilidade

Receita Federal passa a monitorar transferências feitas com Pix

O Pix, sistema de transferências gratuitas do Banco Central (BC), vigente desde novembro de 2020, é a principal forma de pagamento entre os brasileiros e o número de chaves ativas da ferramenta ultrapassou o número de habitantes do país em julho do ano passado.

Layouts Blog Franco - Franco Contabilidade

É preciso revisar com urgência os contratos sociais

Houve um tempo em que não precisávamos nos preocupar muito com a redação do contrato social de uma sociedade limitada. Bastava seguir o modelo. Mas duas mudanças recentes (uma na lei, outra na jurisprudência) nos obrigam a olhar com mais

Quer Mudar Seu Mei Para Me Blog - Franco Contabilidade

Quer mudar seu MEI para ME? A gente explica como!

Migrar MEI para ME pode ser uma decisão voluntária ou obrigatória e está ligada diretamente ao limite de faturamento da sua empresa! O MEI pode ser alterado para ME por opção do empresário (com efeito a partir do mês seguinte)

Faturamento Mei Blog - Franco Contabilidade

Faturamento MEI: qual é o limite mensal e anual?

Trouxemos o limite de faturamento para o MEI e as possíveis soluções caso seja ultrapassado pela sua empresa. O MEI (Microempreendedor individual) é uma categoria criada para as pequenas empresas, que possui certas especificidades referentes ao seu regime.  Sendo esta

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Trouxemos o limite de faturamento para o MEI e as…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top